terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bombeiros continuam limpeza em galerias do HRAN até sexta-feira

Óleo que contaminou Lago Paranoá passou pelas vias de captação pluvial


Óleo que contaminou lago veio de caldeira do HRANFábio Raposo / TV Record Brasília










A limpeza nas galerias pluviais do HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), feita pelos bombeiros, continua até a próxima sexta-feira. Foi pelos dutos que escorreu o óleo, vindo de caldeiras do hospital, que poluiu o Lago Paranoá, conforme indica laudo emitido pelo laboratório da UnB (Universidade de Brasília).   
Nesta terça-feira (29), a operação foi concentrada em três pontos na quadra 203 da asa norte. Cerca de 30 funcionários participaram da operação.  
A Secretaria de Meio Ambiente confirmou que a mancha de óleo no Lago Paranoá foi provocada por uma caldeira do HRAN, que será multado em cerca de R$ 250 mil. O material apareceu no lago na manhã do último dia 17.
No ano passado, o hospital também foi multado por um vazamento no lago. A multa no valor de R$ 63 mil ainda não foi paga. Como a Secretaria de Saúde recorreu, o processo ainda está em julgamento.    
Sobre a qualidade da água, o laudo da Caesb apontou que a enseada do Iate não é recomendada para uso.   Dois animais, uma ave e uma tartaruga, foram encontrados às margens do Lago Paranoá, em Brasília, cobertos de óleo. Os bichos foram levados para o zoológico.   
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário