88% dos jovens assassinados no DF são negros
Itapoã, Estrutural e Samambaia lideram o ranking com este tipo de crime
Em 2010, foram 880 assassinatos de jovens negros no DFReprodução/TV Record Brasília
Um total de 88,41% dos jovens mortos com violência no Distrito Federal são negros. É o que aponta o “Mapa da Violência 2012”. Os dados do estudo se referem a estatísticas do ano de 2010, quando ocorreram 880 mortes violentas no DF, das quais 57,84% foram homicídios de jovens. Do percentual de jovens negros assassinados 82,7% são do sexo masculino. O levantamento mostra ainda que o Distrito Federal é a quinta unidade da Federação com maior taxa de morte entre jovens negros.
De acordo com o membro do Conselho de Juventude do DF, Akiní Aduni, quem é jovem, negro e da periferia, tem cinco vezes mais chances de morrer.
— Aqui no DF, se você é jovem, negro e da periferia, tem cinco vezes mais chances de morrer.
O mapeamento aponta que Itapoã, Estrutural, Ceilândia e Samambaia como os locais com maiores índices de mortalidade de jovens negros do DF. Em municípios do Entorno do DF, como Novo Gama e Águas Lindas de Goiás, 100% das vítimas de homicídios entre 15 e 29 anos eram negros.
De acordo com João Paulo Todde Nogueira, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil – Distrito Federal), primeiramente, é importante aumentar o nível de educação entre esta parcela da população. Outro ponto é a aplicação mais eficaz dos recursos destinados à educação.
— O problema não é exatamente a quantidade de recursos aplicados na educação e sim a competência com a qual eles são executados. Os órgãos responsáveis são despreparados para utilizar as verbas que possuem.
Para o especialista, outro ponto que pode ajudar a reverter este quadro seriam polícias de oportunidade de empregos para os jovens que estão em zona de vulnerabilidade social, pois do contrário, crescem as chances de que eles se envolvam com criminalidade.
Projeto
No último dia 5, foi lançado pelo GDF (Governo do Distrito Federal) o plano "Juventude Viva", que vai disponibilizar R$ 90,3 milhões em recursos do governo federal para a capital do país e também seis municípios vizinhos desenvolverem ações que reduzam os riscos sociais para jovens negros entre 15 e 29 anos.
FONTE: R7 Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário