terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tiroteios bloqueiam 40 freiras e órfãos em cidade cristã síria


Um soldado sírio pró-regime aponta seu rifle, ao patrulhar a cidade cristã de Maalula, em 11 de setembro de 2013

Quarenta freiras e órfãos estão bloqueados em um convento da cidade cristã síria de Maalula, cenário de tiroteios entre o exército e rebeldes, informou nesta terça-feira o patriarcado greco-ortodoxo de Antioquoia e de todo o Oriente.
"O convento de Mar Takla [Santa Tecla] vive neste momento dias dolorosos porque está situado em meio a uma zona de tiroteios, o que faz com que o abastecimento seja difícil e perigoso", afirma em um comunicado o patriarcado com sede em Damasco.
"Devido aos tiroteios, o gerador quebrou, o que impede o convento de se abastecer de água e ameaça a vida das pessoas que se encontram em seu interior", acrescentou o patriarcado.
O patriarcado fez um apelo urgente às ONGs para garantir o abastecimento de água e alimentos aos residentes do convento.
O convento se encontra entre a colina de Maalula, controlada pelos rebeldes, e a praça da cidade, sob controle do exército.
Os insurgentes tomaram o controle da cidade em 9 de setembro. Três dias depois, o exército sírio entrou na cidade para expulsá-los e desde então os tiroteios são diários.
Maalula, 55 km de Damasco, é uma das cidades cristãs mais conhecidas da Síria e seus habitantes falam aramaico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário