quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deficientes Auditivos

Conquistas e desafios são lembrados no Dia Nacional do Surdo



Para comemorar as conquistas e chamar a atenção para os desafios que os deficientes auditivos ainda enfrentam, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene no plenário nesta quinta-feira (26), data em que é celebrado o Dia Nacional do Surdo.

"Este é um momento apropriado para lembrar as lutas da população surda e, também, para refletir. É necessário entender que a surdez não é somente uma deficiência física, pois há muitas consequências morais dessa situação para mais de 5 milhões de brasileiros", declarou o deputado Robério Negreiros (PMDB), que propôs a solenidade.

O parlamentar lembrou que ainda faltam escolas com profissionais capazes de ensinar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e assumiu o compromisso de trabalhar em prol dos deficientes auditivos. "Quero anunciar que a Câmara Legislativa está em processo de contratação de especialistas para ensinar Libras aos servidores, o que é uma reivindicação antiga", disse. ...

O deputado Rôney Nemer (PMDB) também apoiou a causa dos surdos do Distrito Federal. Ele contou que tem familiares nesta situação e, por isso, conhece de perto suas necessidades. Já a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) comemorou as conquistas, principalmente a Central de Intérpretes de Libras do GDF, que está à disposição dos deficientes auditivos na 114 Sul.

Apresentações – Durante a sessão solene, a Miss Surda do DF, Marcilene Santana dos Santos, fez um desfile. Ela irá concorrer ao Miss Brasil Surda que acontecerá em Fortaleza (CE). O ator surdo Valdimar Carvalho da Silva fez uma apresentação apenas com linguagem corporal, arrancando risos e aplausos dos estudantes e convidados presentes na solenidade. E Alexandre Ferreira de Castro mostrou que é possível interpretar uma música com o uso de gestos e sinais.

Representantes de várias entidades que atendem e apoiam deficientes auditivos também participaram da homenagem, entre eles o Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (ICEP); a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada); o Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni; e a Escola Bilíngue de Taguatinga

FONTE: Blog do Edson Sombra

Nenhum comentário:

Postar um comentário