Brasil elogia resolução da ONU sobre arsenal químico sírio
O governo brasileiro manifestou neste sábado sua "satisfação" pela resolução aprovada ontem à noite pelo Conselho de Segurança da ONU para eliminar o arsenal químico da Síria que, em sua opinião, pode abrir a passagem para uma solução definitiva para o conflito nesse país.
"Trata-se de momento crucial de unidade do Conselho, que pode se transformar no primeiro passo para a resolução definitiva do conflito naquele país", segundo um comunicado divulgado hoje pelo Ministério das Relações Exteriores.
A resolução do Conselho condena o uso de armas químicas na Síria e adverte o regime de Damasco que haverá "consequência" se descumprir seus compromissos internacionais. Segundo o Itamaraty, a resolução não só determinou a eliminação de todas as armas químicas no território da Síria, mas endossa o processo de paz conduzido pelos sírios.
A resolução, aprovada por unanimidade, é a primeira que o Conselho de Segurança emite após mais de dois anos e meio de um conflito que provocou a morte de mais de 100 mil pessoas na Síria. Os membros do Conselho de Segurança também manifestaram de forma unânime seu respaldo à realização de uma Conferência de Paz para a Síria que poderia ser realizada em Genebra em meados de novembro.
"O Brasil expressa seu apoio à realização da Conferência de Paz Genebra II, com a participação e protagonismo de todos os sírios, que conduza à solução do conflito e a imediata normalização da situação na Síria", conclui o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário