Israel pede desculpa à Turquia pelo ataque a frota humanitária em 2010
O primeiro-ministro de Israel pediu desculpas ao seu homólogo turco pelo ataque de comandos israelitas em 2010 à frota que levava auxílio humanitário para Gaza e que afetou seriamente as relações entre os dois países.
Segundo o Governo de Israel, o israelita Benjamin Netanyahu e o turco Recep Tayyip Erdogan conversaram pelo telefone com a mediação do Presidente norte-americano, Barack Obama, e concordaram normalizar as relações entre os dois países, o que passará pelo restabelecimento de relações diplomáticas.
Os processos judiciais turcos contra soldados israelitas também serão anulados e, segundo o governo israelita, Netanyahu «lamentou a crise nas relações turco-israelitas».
Uma fonte do Governo turco, falando sob anonimato à France Presse, confirmou apenas que «as desculpas foram apresentadas», sem adiantar mais pormenores.
Netanyahu garantiu a Erdogan que «as trágicas consequências» do ataque dos comandos ao navio turco Mavi Marmara, propriedade de uma organização não-governamental turca, a Fundação de Auxílio Humanitário, em que morreram nove ativistas.
O navio fazia parte de uma frota que se propunha levar auxílio à população palestiniana sitiada em Gaza, alvo de um bloqueio israelita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário