Problemas cardiovasculares e urológicos são os que mais atingem o sexo masculino

De acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e apresentam mais a incidência de doenças do coração, diabetes, colesterol, câncer e hipertensão arterial.
Veja algumas informações dos médicos Luiz Fernando Kubrusly (cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel) e Osni Silvestri (urologista e gerente médico do Hospital VITA Curitiba):
Aterosclerose – Endurecimento e estreitamento das grandes e médias artérias do corpo, causado pelo acúmulo de gorduras, cálcio e fibrina nas camadas internas dessas artérias. Um sintoma da aterosclerose é a angina, ou desconforto no peito, ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Quando a pessoa não sente nenhum sintoma, a aterosclerose é assintomática.
Angina de peito – Também conhecida como angina pectoris. Ainda que seja o nome dado à dor que precede o infarto, a angina de peito não necessariamente ocorre nessa ocasião, podendo surgir também após a realização de exercícios físicos.
Infarto agudo do miocárdio – Tem como nomes populares enfarte, infarto do coração e ataque cardíaco, ocorre quando o miocárdio sofre isquemia (não recebe oxigênio em quantidades suficientes).
Isquemia do miocárdio – Ocorre quando o fluxo de sangue – e consequentemente a quantidade de oxigênio – que chega ao músculo é insuficiente. Uma das causas do transtorno, que pode levar à necrose (ou infarto) do tecido miocárdico, pode ser o estreitamento das artérias.
Próstata – Glândula do tamanho de uma noz, que só o homem possui e que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, por isso possui grande importância na fertilização.
Exame de próstata – É recomendado que se inicie aos 45 anos e se tiver história de câncer de próstata na família que se inicie aos 40 anos.
Câncer de próstata – Na fase inicial não tem sintoma. Quando começa a dar sintomas, já está em fase avançada. Daí a necessidade de realizar o exame preventivo. Na fase avançada pode ter dificuldade para urinar e ter sangramento na urina.
Diagnóstico – Quando há uma alteração no tecido prostático (identificado pelo toque) e alteração no exame de sangue (PSA) é indicado uma biópsia (retirados fragmentos de próstata por agulhas especiais), para estudo microscópico por um patologista.
Tratamento- Se o câncer estiver na fase inicial, são indicados três tipos de tratamento: cirurgia, radioterapia e braquiterapia (agulhamento da próstata por sementes radioativas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário