Governo do RS cria comitê de combate à intolerância religiosa
Segundo Palácio Piratini, iniciativa é pioneira no Brasil.
Novo órgão foi instituído nesta segunda-feira (21) em Porto Alegre.
No dia em que é comemorado o Combate à Intolerância Religiosa, o governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (21) a criação de um comitê para discutir políticas públicas sobre o assunto. Segundo o Palácio Piratini, a iniciativa é pioneira no Brasil.
A cerimônia de lançamento do novo órgão estadual contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O objetivo do Comitê Estadual de Diversidade Religiosa é propor a capacitação de agentes públicos e privados, orientar atividades de direitos humanos e desenvolver ações de enfrentamento a temas relacionados.
“Desconstituir a intolerância religiosa é proporcionar a capacidade de comunicação, de reconhecer na sua especificidade que outros irmãos podem ter outra fé”, afirmou o governador Tarso Genro durante a solenidade.
Para que a iniciativa não fique somente no papel, o governo deve acelerar as reuniões com os representantes de cada religião. A ideia é de que os primeiros encontros ocorram já na próxima semana.
“Uma das marcas do Brasil é a diversidade entre os povos, as culturas e as religiosidades. O Brasil é um país com fé e esse reconhecimento é uma grande contribuição para o mundo, uma contribuição num tempo de intolerância religiosa acirrada no mundo, de guerra, muitas vezes em nomes das religiões”, salientou a ministra Maria do Rosário.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com maior diversidade religiosa do país. Nas últimas quatro décadas, houve mudanças importantes neste cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário