Dilma destaca necessidade de ampliação e modernização dos aeroportos
A presidente Dilma Rousseff destacou nesta segunda-feira (7) que o país precisa investir “mais do que nunca na ampliação e na modernização de seus aeroportos”.
A afirmação foi feita durante seu programa semanal Café com a Presidenta, enquanto comentava que nos últimos dez anos, o movimento nos aeroportos do Brasil mais que dobrou, chegando a 180 milhões de passageiros em 2012.
Dilma falou ainda sobre a importância dos aeroportos regionais, beneficiados pelo Programa de Investimentos em Logística, anunciado em dezembro do ano passado. A previsão é de que serão construídos 270 terminais em pequenas e médias cidades, com investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões.
“O nosso objetivo é aumentar o número de rotas, o número de voos entre as cidades e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros nesses aeroportos pelo interior afora. Isso é muito importante para garantir o desenvolvimento regional e a mobilidade da população, inclusive de quem vive em locais mais distantes dos grandes centros, como todas as comunidades da Amazônia Legal”, disse.
Para garantir que as empresas aéreas mantenham voos regulares para estes novos destinos, a presidente falou sobre os subsídios que serão dados pelo Governo Federal.
“Decidimos que os aeroportos que estão fora das capitais e que movimentem até 1 milhão de passageiros por ano não vão mais cobrar as tarifas aeroportuárias, que são as chamadas tarifas de embarque. Outra medida importante é o subsídio, a ajuda que o governo vai dar para implantação e manutenção das rotas regionais. Em algumas regiões, o governo vai ajudar a cobrir o custo do voo. O governo vai pagar até a metade dos assentos vazios, limitado a 60 assentos por aeronave. E quanto mais aquela linha crescer, menos ela dependerá da ajuda do governo ”, destacou.
Ao fim do programa, Dilma lembrou também dos leilões dos aeroportos de Confins (MG) e do Galeão (RJ), que serão concedidos à iniciativa privada. A previsão é que as empresas vencedoras invistam cerca de R$ 11 bilhões nos terminais.
Fonte: Agência CNT de Notícias, Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário