quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Relator apresenta parecer sobre MP das Loterias, e comissão mista volta a se reunir na terça

31/10/2018 - 17h49


Texto prevê a criação de novos produtos lotéricos. Um deles seria voltado a incentivos para que escolas alcancem os resultados propostos pelo Ministério da Educação
Marcos Oliveira/Agência Senado
Senador Flexa Ribeiro (E), relator da medida provisória, e o deputado Evandro Roman, presidente da comissão mista que analisa a MP
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator na comissão mista que analisa a medida provisória das loterias (MP 846/18), apresentou seu parecer nesta quarta-feira (31). Ele acolheu parcial ou totalmente 12 das 41 emendas apresentadas ao texto, que regula a transferência de recursos das loterias para áreas como segurança pública, cultura e esporte.
Após acordo entre os parlamentares, o presidente da comissão mista, deputado Evandro Roman (PSD-PR), e o relator concordaram com um pedido de vista coletivo. Assim, a sessão foi encerrada, e o colegiado volta a se reunir na terça-feira (6), às 14h30, no plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo 2 do Senado, para analisar o parecer.
O presidente Evandro Roman e o relator Flexa Ribeiro esperam concluir os trabalhos da comissão mista na próxima semana. A MP das Loterias tem de ser votada pelos plenários da Câmara e do Senado até 28 de novembro ou então perderá a validade.
A MP 846 foi editada em agosto como uma nova versão da MP 841/18, que perdeu eficácia. O novo texto resultou de uma articulação dos ministérios da Cultura e do Esporte após a pressão de entidades desses setores. Ao mesmo tempo em que aumentava repasses das loterias ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), a MP 841 cortava verbas para cultura e esporte.
Parecer e emendas
Em seu relatório, Flexa Ribeiro recomenda a aprovação do texto, com alterações. Além das emendas, ele também promoveu ajustes na medida provisória.
As mudanças incluem a vedação ao contingenciamento dos recursos do FNSP, além de elevar, de 25% para 50%, o piso das transferências obrigatórias destinados à segurança pública nos estados e no Distrito Federal a partir dos recursos decorrentes das loterias destinados ao fundo.
Audio Player
Ouça esta matéria na Rádio Câmara
Também foram incluídas novas hipóteses de aplicação desses recursos, como programas de polícia comunitária e de perícia móvel. O relator sugere ainda mudança na composição do Conselho Gestor do FNSP, para conciliar a participação da sociedade civil com a presença de representantes dos ministérios e dos estados e Distrito Federal.
Entre outros itens, o parecer prevê a criação de novos produtos lotéricos. Um deles seria voltado a incentivos para que escolas alcancem os resultados propostos pelo Ministério da Educação. Outra emenda prevê que, a cada ano, a renda líquida de três novos concursos de loterias esportivas seja revertida à Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi).

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário